João Pinheiro e Região

A estratégica localização no noroeste de Minas proporciona um intercâmbio comercial e cultural constante com quatro capitais e importantes cidades da região, tanto no Triângulo quanto no Norte do Estado.

A economia do município gira principalmente em torno do agronegócio, com destaques para a pecuária (bovinos de leite e corte), agroflorestal e sucroalcooleiro. Parte significativa da mão de obra da cidade também se concentra no setor de confecções.

A agricultura em João Pinheiro é complexa. Embora não seja a atividade principal do município, é diversificada, incluindo o cultivo de eucalipto, cana-de-açúcar, produção de grãos e frutas, e agricultura familiar de subsistência.

O clima regional é do tipo tropical típico, caracterizado por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos, com um índice pluviométrico de 1.360 milímetros (mm). O trimestre mais chuvoso compreende os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, enquanto o mais seco ocorre em junho, julho e agosto. As temperaturas médias variam entre máximas de 30°C, mínimas de 18°C e média anual de 24°C.